domingo, 23 de agosto de 2009

Francileiro ou brasinçois??

Saudações

Recebi, num email do MINC,

que está reproduzido ao final deste post,

sob o título "Basta de Lero Lero", um brado de revolta de Deolinda, escorada por títulos acadêmicos, brasileiros et gauloises, intransigente compromisso de servidão ao “colonialismo cultural”.
Um legitimo surto de idiopatia!

Vou retrucar:

Sou escultor e venho como quase todos os artistas brasileiros - principalmente os do sul do Brasil - de uma formação transplantada para cá pelos nossos avós, que por serem europeus tapados, como as mulas de carroça, não se sensibilizaram nem sequer notaram a chocante exuberância da natureza; sua tramada rede de rios, que irrigavam as soberbas florestas, abrigo da fauna inumerável, nem a cultura telúrica, estabilizada dentro de limites, dos povos que viviam ingenuamente nus no clima quente; perfeitamente adaptados com sua arte de desfrutar do paraíso, usufruindo a benéfica e doce preguiça, maior virtude que a mãe natureza doou aos Tupi Guaranis, filhos da terra, livres, salvos do absurdo conceito trabalho.

Esses nossos paupérrimos e incultos avós europeus eram oriundos de antigo passado de servidão, da construção para seus nobres proprietários, senhores de pesados e malignos castelos de pedra, arquitetura e engenharia marciais, inspirada pela cobiça - motivo das guerras infinitas. Também edificavam e mantinham imensos templos e a sua hierarquia opressora. A estafante faina de plantar e da armazenagem de víveres, obrigados pelo clima frio. Povos que fizeram muito mau uso do fogo e dos metais. Os broncos lavradores mediterrâneos e orientais, invasores mais recentes aqui, continuaram a tarefa de domar a natureza, de completar a destruição do Paraíso, iniciada pelos saqueadores ibéricos que os precederam, servindo-se do maldito sistema da escravidão.

Deolinda é um entre incontáveis e onerosos parasitos anacrônicos das universidades do país, segundo dados do o IBGE 183. 899. 999 de brasileiros não sabem, nem pretendem saber quem ela é, ou o que faz da sua vida; elemento da sociedade definível como estafermo”, pra piorar não possui o mínimo senso de dimensão.

Deolinda diz:

Desde que, há dois anos, fui obrigada a voltar do meu doce e voluntário exílio parisiense, perdi a conta dos e-mails, convites, abaixo-assinados e convocações que recebi para participar das “discussões” em torno das propostas de alteração na Lei Rouanet. Com medo de parecer “afrancesada”, e temendo ser malhada como de hábito acontece nesse país, mesmo não tendo vocação e muito menos talento para ser torturada como fizeram com a nossa“brazilian bombshell” aceitei alguns convites. Na maioria das vezes sofri calada diante das sandices discutidas.]

Tenha a Santa Paciência!!!


Trabalho com escalas no meu ofício, portanto eu calculo que as proporções entre Deolinda e Carmem Miranda seja igual à de um ácaro ou no maximo o que o carrapato micuim”, está para um touro.

Poderia ter tido esse delírio insensato idiolatra em sua casa ou no cabeleireiro, com suas vizinhas, gente que convive e suporta tal burrice hereditária. Mas a coitada, sem respeito próprio, destituída completamente de noção de ridículo, publicou uma carta, que eu não consegui ler, mas deve ser a ata da constituição oficial dos lacaios do colonialismo cultural. Deolinda aconteceu, se expôs amplamente aparecendo num portal da Web, esse Fabuloso meio de comunicação que rompeu drasticamente a cadeia contínua da história da humanidade.

Sistema perfeitamente democrático que deixou criaturas peculiares, idiopáticas, como Deolinda, em condição idêntica a dos canarinhos, piriquitos ou vira-bostas domésticos: se postos em liberdade, apesar de dotados de todos os meios de sobrevivência, vão morrer, pois a faculdade instintiva de viver voando em liberdade e bicar os grãos das ervas, beber a água do rio, fazer ninhos na vegetação, lhes foi anulada em infinitas gerações de seleção, de cuidados em cativeiro e comedouro farto.

O que o fóssil Deolinda escreveu (ainda bem que sem nenhum alcance), possui o mesmo caráter absurdo que as palavras dos demiurgos, divulgadores das prolíficas agremiações evangélicas. Esses, ouvindo o galo cantar sem saber onde, vociferam versículos, salmos e nomes próprios, das escrituras hebraicas, códigos mosaicos indecifráveis – mesmo para a hermenêutica de incansáveis rabis, que os estudam há milênios.
Abanando suas adaptações dos antigos textos num livrinho de capa preta, proferindo disparates, invadindo todos os espaços da mídia eletrônica, se expandem arrastando milhões de pessoas e boa parte do fruto financeiro de seu trabalho. Pessoas ingênuas, receptivas, de caráter maleável, no ponto de serem solicitadas a participar da construção de sua nação do futuro e assumirem sua identidade, acabam se virando contra as próprias origens, passam a combater enfurecidas a felicidade proporcionada pela liberalidade, a alegria espontânea devida a ausência do nefasto conceito pecado, combatem com muita grana as religiões originais do Brasil, as ecumênicas Umbanda e Candomblé.

A intenção da Deolinda é a absoluta antítese dos evangélicos, mas ambos visam a mesmíssima finalidade - combater a brasilidade, embora usando métodos radicalmente opostos. Eles, novos evangelistas, buscam se expandir como leveduras, atrair o máximo de indivíduos para pessoalmente escarafuncharem os bolsos, sob a ameaça de um único livrinho.

Deolinda diz

Em primeiro lugar gostaria que alguém me explicasse e/ou justificasse o baixíssimo, para não dizer irrisório, orçamento do ministério da Cultura? Isso não tem nada a ver com a existência das Leis de Incentivo. Isso é a prova cabal do desinteresse dos governantes desse país pelo quesito cultura.

Deolinda, o oposto dos evangelizadores, sectária, procura se encolher, encastelar, filtrar, reduzir o grupo, apartar, e conseguir muito, mas muito dinheiro, taxando pesadamente todos os outros brasileiros, através do muito necessário, seu futuro Ministério Corporativo da Cultura Francileira ou Brasinçoise, com muito mais recursos, né?

Fazendo declarações recheadas de covardia, repulsa, antipatia, segregação. Armada com seus títulos honoríficos binacionais, municiados por alfarrábios cartesianos, galiparlando o idioma que inventou - o francileiro ou brasinçois - língua da sua quimera, a Nova Sorbone”. Com delírios de ser agraciada com uma folgada sinecura para, diretamente da nova Paris, galicizar seu seleto grupo de decorebas, contrair pro núcleo, introjetar arqueológicas idéias ortodoxas, anacronismos intolerantes, filosófico-literário-estéticos, é expressamente proibido criar, ou tomar conhecimento da nossa cultura autêntica, jovem, dinâmica, que ainda nem sequer começou engatinhar. Igual a indiferença, omissão e repulsa que é dirigida pelos cidadãos médios, aos que habitam favelas e seus meninos da rua.

Os evangélicos, usando símbolos e livros judaicos, estabeleceram uma Israel, uma Jerusalém sertaneja, com o Novo Templo de Salomão à moda da casa, ao lado do Largo Treze de Maio, em Santo Amaro. Ela, Deolinda, alimenta o sonho de estabelecer uma França, uma chic Paris em São Paulo. “Quem sabe o próximo ministro da cultura seja do time dela, o da minoria que perdeu esse jogo, mas ganhando o próximo, graças à simpatia e popularidade da nova brazilian bombshell como sua cabo eleitoral, por retribuição presenteie Deolinda com uma franquia da Nova Sorbone lá pras bandas do Higienópolis. Acho que ela ficaria feliz.

A propósito como muitos, creio que o Ministério da Cultura deva tomar a frente na defesa do patrimônio Candomblé e Umbanda, fortificar e divulgar para o mundo essa fantástica manifestação telúrica, mística, estética e gastronômica. Animista, usa terreiros, matas e cachoeiras pros rituais litúrgicos, cultua a natureza, não necessita de maciços templos. Tesouro de magia e mistério herdado dos sem número de tribus, trazidas da África, com sua múltipla cultura, somados aos Tupi Guarani, donos de fato do país onde vivemos, oferecendo lugar de honra à cultura européia, representada por seus santos, que ocupam posição de destaque nos rituais, harmonicamente, sem mágoa nenhuma, ou servilismo.
Assim é o Brasil, país dos brasileiros!


Deolinda deslumbrou-se com a lábia de um intelectual francês, de quem conheço só um pouco, do lado crítico de arte e discordo completamente, por esse simples motivo: se um objeto desagrada meus sentidos, nenhuma tese ou bula ou qualquer conversa vai me enganar. Esse erudito escreveu, com verve e segurança, sobre coisas sem cabimento pra nós brasileiros atuais.

Talvez até por ingenuidade, envolvido nos próprios sofismas, no cargo de ministro de um país que produziu os derradeiros e magníficos lampejos da milenar cultura mediterrânea, iniciada na Grécia, e assassinada há poucos dias pelo Bill Gates.
Esse filósofo ministro, crítico de arte, prestou enorme serviço a magnatas que exploram o mercado da cultura; usando o brilhante poder intelectivo, para ilustrar com palavras convincentes, calhamaços com dogmas incontestados, do naipe de a influência da arte africana na pintura do Picasso, assim com perfeita técnica de indução, impõe idiossincrasias, manipula, por gerações, classes de milhões de crédulos. Afiançando que aqueles pedaços de pano pintado são inspiradas obras primas da arte do século XX, a sua retórica vai justificar, esquentar, endossar”, arremedos anedóticos de ícones da arte sacra tribal africana. Inventados sem nenhum conhecimento nem razão, jocosamente cometidos por um atrevido espanholito, herdeiro degenerado da arte de Góia, Murilo, El Greco e outros titãs, mete-se inexplicavelmente à fazer isso, chupar magos artistas da Africa, sem informação nem causa, impingindo indelevelmente ao mundo culto, ilustrado, o mais abrangente ismo.





Porque

US$ 95,2milhões?

Isso valerá realmente

US$ 95.200.ooo ???


Arte 05/02/2008 20h44min
Mais uma obra de Pablo Picasso recebe lance milionário em
leilão

Outro retrato de Dora Maar foi leiloado hoje, por quase 10
milhões de euros.


A influência de Dora resultou em alguns dos mais célebres e cobiçados retratos do pintor espanhol, como o leiloado em 2006 em Nova York por US$ 95,2 milhões, o segundo preço mais alto já pago por uma obra de arte posta em leilão. Tête de femme, que faz parte da coleção da família do marchand Heinz Berggruen, é um dos vários retratos de Dora pintados por Picasso durante a época da Guerra Civil espanhola (1936-39) e da II Guerra Mundial.

Ilusionismo da eloqüência na redação publicitária, um texto envolvente, e pedaços de pano pintado passam a ser tema de livros e fundamento pra prejudiciais cadeiras acadêmicas, fortalezas de seitas de seguidores no mundo todo. Intitulam-se doutores se auto-promovem através de títulos e lauréis, tudo com altíssimo custo para o sistema publico de educação universitária.

Pervertem e mutilam o senso critico espontâneo dos seguidores. Essa influência perversa é o obstáculo imperceptivel no desenvolvimento artistico cultural do Brasil, onde raros gênios se sensibilizam, criam e tem oportunidade de expor inspirados nas coisas exuberantes ao nosso entorno.

Que fabuloso domínio sobre as mentes inseguras dos grupos sociais medíocres, porém numerosos e influentes. Leem e admiram estampas acreditando estar adquirindo cultura européia impressa, assim sentem-se distintos do vulgar; capturados por geniais prestidigitadores com técnica capaz de fazer coisas como essa esquisita caricatura e um conjunto de objetos derivados da mesma origem, agrupados em museus imperiais de Paris, tornarem-se dos mais freqüentados pontos de atração turística do mundo, transportando os crédulos sugestionados ao êxtase com plena satisfação dos sentidos.

Sua função maior é tecer a mítica e resplandecente aura que emana das magnéticas pinturinhas, cada unidade leiloada tem lances de até assombrosos US$ 95,2 milhões, mama mia, que coisinha tão feinha e tão cara, são muitas dezenas, quase centena de milhões de dolars. Provisão em estoque, pro mercado restrito a lavadores de dinheiro internacionais, movimentando fortunas astronômicas, pilhadas por ações letais nos países africanos ou outras nações ricas do tipo desse nosso Brasil, por distorção classificadas como do terceiro mundo.

A propósito, isso pode ser tema de um livro, se “ministério da cultura” rendesse qualquer coisa útil, os ditadores da cultura mundial atuais, os USA, teriam um né? Se as pinturinhas européias têm esse disparatado valor é devido à livre iniciativa dos dinâmicos, audaciosos americanos.

Quando o pintor espanhol Picasso morreu, li um artigo comentando que se todos os quadros dele que estão nos USA fossem vendidos, provocariam uma revolução no mercado financeiro mundial - sem dúvida, pois vejam o preço que esse atingiu em NY.

Cabulando aula, Deolinda, em êxtase levitando no panteão entre nomes de mitológicos joalheiros, vitrinas abarrotadas de diamantes de sangue, montados sobre o vil metal - além do que foi saqueado do Brasil, muito desse ouro provém da extração de milhões de obturações dos dentes de indefesos prisioneiros de guerra - arrebatada diante das maisons de costureiros deificados, utilizadores de plumas e peles de animais raros, e essências de perfumes das florestas. Embasbacada admirando o desenho de móveis feitos de nobres madeiras das matas daqui, ignoradas por nós. Embevecida regalando-se com o humilde croisant, mas de rabo de olho, e as narinas atiçadas, cobiçando tudo, nas confeitarias transbordantes de formas e cores, dominando tudo o invencível aroma do chocolate, dos bombons obras de arte, feitos com o cacau da Bahia, esses foram os fascínios da Paris que enredaram Deolinda.

Os brasileiros da categoria de Deolinda, sempre achando que a galinha do vizinho é mais gorda, preguiçosos, deprimidos, sem o mínimo de auto-estima, ao invés de cultivar, divulgar ao mundo e usufruir do produto da arte de seu magnífico país de origem, ingratos, preferem parasitar, lesar e tentar desmerecer quem proporcionou o seu mal aproveitado, doce e voluntário exílio parisiense. Deolinda não é a única pessoa que se recusava a partir lá de Paris, mas não querendo se sujeitar a um emprego de aia de alguma velha costureira aposentada; (seus títulos de doutora não são referências suficientes pra ser babá daqueles chatos meninos sabidinhos), no máximo poderia servir de limpadora dos esplendidos vitreaux, ou dos degraus das escadarias de mármore, as opções de trabalho em Paris pra gentes com títulos acadêmicos do terceiro mundo.

Assim, Deolinda, por falta de visão e de iniciativa, apatia própria dos que vivem parasitando, estudou cinco anos, acho que de nada serviu, pois sem nada a oferecer pra Paris, de lá foi deletada sem dó. Nota-se que aqui está metida num atoleiro cultural. Renegando a cultura que seus ancestrais edificaram, procurou o doce exílio, fugindo da ralé brasileira. Como mariposa, voou até a Cidade Luz pra voltear em torno da luz, flutuou devaneando, no presente de uma gloriosa cultura do passado, viu pelas vitrines, sentiu o cheiro, ouviu os sons de Paris, ja conhecia a cidade luz como a palma da mão. Quando já estava sentindo-se a própria trairinha dans l’eau du Seine, desperta abruptamente de seus sonhos, nesse emaranhado pesadelo, o fractal, calidoscópico, o contestador absoluto do cartesianismo, vigoroso, imprevisível e deslumbrante Brasil.

Deolinda faz ataque revoltado contra o Brasil, que chama de terra sem dono, (por acaso a França tem dono?) é só uma tremenda bronca, pela dor de cotovelo, imagino, não encontrando mais condições pra ser mantida em doce exílio, despeitada, porém presunçosa, empacotou confiante seus canudos, e previu que ao desembarcar sobranceira seria recebida oficialmente pelo MinC, com toda a pompa, tapete vermelho, banda de musica, aclamação, manchete na TV, afinal depois de cinco anos de doce e voluntário exílio parisiense, retorna a nova brazilian bombshell”. Tornada “ilustre”, por osmose ao ter conhecido pessoalmente um filosofo francês e ter lido o outro filosofo francês, se achando a própria Rainha, a dona de um olho na terra de cegos”, mas a gentalha decepcionou-a, aqui os cegos também são surdos e distraídos, ninguém deu bola pra douta Deolinda, nem ligaram pros seus canudos de papier .

Deolinda diz:

Confesso aqui, publicamente, o meu martírio. Essas discussões sem fim e sem conteúdo soavam (soam!) como um castigo para quem passou cinco anos e meio estudando num país - a França, berço do método e do cartesianismo - onde o debate é prática ensinada nas escolas, e onde qualquer criança de 10 anos dá um banho em 90% dos nossos pseudo-intelectuais, no quesito argumento, simplesmente porque a “berceuse” delas inclui uma boa dose de tese, antítese e síntese.


(quanta bobagem...)

Deolinda, todas as espécies possuem forte instinto de preservação, notadamente as pragas, portanto é demonstração de impotência você ter como maestros de padrão elevado esses rebentos infelizes, crianças de dez anos que dão banho no quesito não sei de que, em você e seus colegas burros. A carta discriminatória mostra seu inócuo equipamento pra luta de resistência das pragas. As espécies úteis felizmente hoje tem acesso imediato à informação, contam com equipamento eletrônico esclarecedor, de alcance infinito, ilustrado, veloz, de texto ligeiro, vernáculo universal, sintético.

"Na Turquia no começo do seculo XX, o Kemal Ataturk mandava matar quem usasse aquelas coisa exóticas, se usasse calça bufante ou aqueles chapéus turcos, facão no pescoço. Quando vi a foto achei que era algum lance estranho em Constantinopla, alguma sodomia oriental no Serralho, esquisito essa Coimbra, heim?", hmmmm hmmm...

"Olha a portuguesa de flor na cabeça, o que sera aquilo nas mãos dela, o que sera que eles vão fazer com aquela coisa? Ó as mãozinhas, acho que o português tá com um anel, vai enfiar no dedo dele. Ó o beiço, largado, frouxo, o que que ele tá fazendo com o beiço? Os olhinhos, não dá pra acreditar. Isso tá meio libidinoso lá pra eles, repara que ainda tem tipo um pincel no topo, no fuça fuça deve fazer cócegas".

Tal inexplicável pandega foi praticada por esse cara repugnante, lambe botas, um colono submisso , durante o exercicio do Supremo posto de Presidente da República do Brasil...

Esse chapéu ridículo, feito de abajur de zona,e o cachecol de fuxico da avó, custaram-nos uma mixaria :
o Banco do estado de São Paulo, a Telefônica as nossas estradas...

Tratá-lo por barata com abajur de zona inda é muito, cnsiderando o pináculo ao qual o fessorzinho foi lançado, e de que forma egotista se comportou, peregrinando em busca de lauréis escolares, a qualquer preço.

Presidente da Republica do Brasil atual, é posto do mesmo nível onde estiveram aqueles varões semeadores da liberdade, igualdade e fraternidade entre os humanos, como Washington, Robespierre, Jefferson, Danton, cujos ideais culminaram com a Declaração dos Diretos do Homem e do Cidadão e a Declaração dos Direitos Humanos. Essas conquistas engrandeceram muito além de seus povos – um deles, os U.S.A., tão jovem quanto nós. Ultrapassaram fronteiras, inflamaram os corações e as mentes, reformulando o mundo.


O ambiente de cultura das muito nocivas pragas, fortificadas por estágio na tal Sorbone, as do grupo: Cardosisticae Deolindissima Achademicus Brasilensis”, está sendo implodido, numa tremenda velocidade que nem dá tempo pros teus lerdos sentidos acadêmicos registrarem. Não sei como funciona esse teu tipo de raciocínio idiota, deve filtrar só o que te agrada, e mandar pra lixeira verdades chocantes, mas se estudastes em Paris deves recordar que a Revolução Francesa foi feita pela escória social, a desprezível ralé, te cuides Deolinda.
Deolinda et caterva morrerão com o foco nas defuntas filosofia e literatice estrangeiras, zombies se desintegrando. Hábito velho, do inicio do tempo da cultura das pragas; quando alguns brasileiros que ganhavam bom dinheiro sacaneando escravos, viajavam exatamente pra Paris, indo se pseudo-ilustrar e macaquear as moribundas fidalguias (disso se exclui Santos Dumont, ele inventou o avião). Mas acho que as Mecas hoje são outras, o seu francilianismo ou brasinçoisismo somente invade espaço, ocupa tempo e surrupia recursos financeiros de universidades públicas, elementos que vão fazer sensível falta nos equipamentos dos laboratórios de ciências exatas.

Ó Deolinda, tens de pensar uma coisa sobre os franceses e o Brasil: eles, como os holandeses e ingleses, foram muito espertos, em vez de invadir para saquear o país, deixaram os portugueses, ancestrais de Deolinda, como sempre se encarregar da faina, do pesado, até embarcar o produto da roubalheira, na saída dos portos. Ai já no mar, com um só disparo de canhão os piratas tomavam tudo sem o menor trabalho. Que sacanagem, te largaram com o populacho nessa terra sem dono, né Deolinda?

Muitos aculturados repetem em tom de crítica, o maior elogio que alguém já fez ao Brasil: um antigo presidente francês, em visita ao nosso pais produziu essa máxima maravilhosa:

O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO


Graças a todos os Deuses, inclusive os da democracia, não é mesmo.







Lixo inglês: de volta pra casa
Nesse ultimo mês de julho todo o mundo ficou indignado com o lixo inglês, mais de 1400 toneladas, que foi enviado ao Brasil. Até a semana passada nada tinha sido feito, apenas a prisão de 3 supostos responsáveis na Inglaterra, que em pouco tempo foram soltos. Porém na ultima sexta-feira, dia 7 de agosto, esses 90 contêineres foram enviados de volta ao país de origem, cheios de lixo orgânico e hospitalar, que após todo esse tempo já tinham sinais claros de putrificação e crescimento de larvas.


*** CARTA DE DEOLINDA:

Basta de lero lero…

Artigo de Deolinda Vilhena (jornalista, produtora, Doutora em Estudos teatrais pela Sorbonne, pós-doutoranda em Teatro na ECA/USP), publicado no terra, em 12/6/2009


Nada como ser coerente na vida, e em discípula de André Malraux que dizia em Les voix du silence que “a arte, como o amor, não é prazer mas paixão”, aproveito a data de hoje, Dia dos Namorados, para declarar minha eterna paixão pelo (bom!) teatro. Essa paixão alimenta minha eterna esperança, ainda que quase sempre termine em desilusão, com os rumos que ele toma nessa terra sem dono - para não dizer coisa pior, a exemplo do que disse o Carlos Minc, há uns dias atrás - em que se transformou esse nosso Brasil.
A acreditar na atual Constituição e nos deuses da Democracia, o atual governo chega ao fim em 31 de dezembro de 2010, ou seja, daqui a um e meio. Oito anos confiados a esse governo por uma significativa parcela da população, governo que entrará para a história do “nunca, jamais se viu nesse país” por ter passado seis anos e meio discutindo e rediscutindo as possíveis alterações de uma lei, a tal lei Rouanet.
Aliás, no lugar do Embaixador Sérgio Paulo Rouanet, eu já teria entrado com uma ação judicial exigindo que tirassem meu nome da dita cuja, porque do jeito que a coisa anda o coitado deve passar o dia com a orelha em chamas…
Faço parte da minoria que perdeu o jogo democrático, não elegi esse governo por não acreditar ser possível governar sem projeto, coisa que o Partido dos Trabalhadores ignorava. Incompetência ou prepotência o tempo dirá. Porém, se levarmos em conta as tentativas fracassadas de eleger um presidente, não se pode dizer que faltou tempo hábil para preparar um. E, se há uma pasta onde essa ausência de programa excedeu, ela pasta é a da Cultura, na qual vivemos há seis anos e meio em ritmo de “ensaio”, privando toda uma classe de “estreias”.
Desde que, há dois anos, fui obrigada a voltar do meu doce e voluntário exílio parisiense, perdi a conta dos e-mails, convites, abaixo-assinados e convocações que recebi para participar das “discussões” em torno das propostas de alteração na Lei Rouanet. Com medo de parecer “afrancesada”, e temendo ser malhada como de hábito acontece nesse país, mesmo não tendo vocação e muito menos talento para ser torturada como fizeram com a nossa “brazilian bombshell”, aceitei alguns convites. Na maioria das vezes sofri calada diante das sandices discutidas.
Confesso aqui, publicamente, o meu martírio. Essas discussões sem fim e sem conteúdo soavam (soam!) como um castigo para quem passou cinco anos e meio estudando num país - a França, berço do método e do cartesianismo - onde o debate é prática ensinada nas escolas, e onde qualquer criança de 10 anos dá um banho em 90% dos nossos pseudo-intelectuais, no quesito argumento, simplesmente porque a “berceuse” delas inclui uma boa dose de tese, antítese e síntese.
Mas depois de dois anos de mordaça voluntária, decidi abrir a boca, soltar o verbo e desde já peço desculpas aos navegantes usando a máxima de Montaigne, “je donne mon avis non comme bon mais comme mien”. Algo como, dou a minha opinião não como boa, mas como minha…
Em primeiro lugar gostaria que alguém me explicasse e/ou justificasse o baixíssimo, para não dizer irrisório, orçamento do ministério da Cultura? Isso não tem nada a ver com a existência das Leis de Incentivo. Isso é a prova cabal do desinteresse dos governantes desse país pelo quesito cultura.
Contraditório desinteresse uma vez que, o mesmo governo permite que empresas como a Petrobras, o Banco do Brasil e o BNDES, juntos, invistam mais em cultura do que o próprio ministério por ela responsável.
Não podemos negar que a Lei Sarney, ancestral da combalida Lei Rouanet, foi na visão de muitos - e entre eles o grande Celso Furtado, cuja única mancha na biografia foi ter sido ministro da Cultura de José Sarney - foi uma grande conquista da sociedade brasileira num momento difícil de transição democrática, pois tinha como objetivo permitir à sociedade escolher diretamente o que ela queria ver produzido.
Mas, a ilusão durou pouco, e o que se viu em seguida foi um Estado transferindo suas obrigações, seus deveres e last bu not least seu próprio fundo de caixa para as mais diversas empresas, entre as quais muitas estatais, como as citadas pouco acima.
Constato, sem saudosismo algum e muita vergonha, que os ditadores desse país foram os únicos a esboçar, um arremedo talvez, políticas públicas nesse país na área da cultura. Porque ao contrário da esquerda mundial que via a cultura como uma estratégia para o desenvolvimento social e econômico de uma nação, no Brasil essa visão pertenceu sempre à direita no que ela tinha de pior, a ditadura Vargas e a ditadura militar, talvez porque mesmo de maneira equivocada eles tivessem um projeto de Nação.
Teixeira Coelho disse em um artigo que “as ditaduras não gostam de projetos que transferem, do Estado para a sociedade civil, parte do poder de decidir o que vai ser feito em cultura”. Concordo com a afirmação dele, mas discordo da solução encontrada pelo governo. Com que direito se dá à iniciativa privada o poder de decidir o que será feito em matéria de cultura no país, e, mais grave, fazendo isso com dinheiro público?
A iniciativa privada pode - e deve - produzir o que ela bem entender. Desde que o faça, com o seu próprio dinheiro.
Longe de mim, incentivar a criação de uma arte oficial, mas acho ridículo se falar dos riscos do dirigismo cultural que corre nossa frágil democracia. Cá entre nós vocês acham que a França é um país onde existe arte oficial ou dirigismo cultural? Nem o mais insano dos insanos ousaria afirmar isso, e, no entanto, a França é o país onde o Estado mais investe em cultura por habitante no mundo.
Mas se é para encarar o dirigismo cultural, confesso que nessa matéria integro a turma que acredita que o menos nocivo dos mecenas ainda é o Estado, desde que democrático de direito. Ao dirigismo cultural implantado pelo marketing coorporativo prefiro o do Estado. Talvez porque tenha compreendido há muito que a democracia nunca será culturalmente pluralista, contrariamente ao que se imagina, porque haverá sempre uma preferência a determinar uma moda, além da opinião pública.
Infelizmente o pluralismo não existe nesta matéria. Há o politicamente correto. Eu desejaria que fosse pluralista, mas não creio que seja possível e sei que haverá sempre escolhas abusivas. Todos os ministérios sempre fizeram e todos os grupos de pressão sempre fizeram escolhas abusivas. Mesmo boas escolhas são escolhas abusivas. Mesmo no século XVII quando Luís XIV apóia Molière, Corneille, Racine, ele é abusivo porque muitos foram preteridos e, talvez não fossem tão bons quanto, mas tivessem também valor.
E o sistema continua abusivo, continua sendo a escolha de uma época e de um grupo de pressão que até pode impor qualidade, mas que impõe o seu gosto. Infelizmente a democracia não é democrática em matéria de cultura contrariamente ao que se crê porque, com efeito, há sempre um grupo social que dirige os outros e que impõe, contra os quais as pessoas não ousam ir contra, com isso não se pode dizer que a democracia é pluralista em matéria de cultura.
Ariane Mnouchkine costuma dizer que o teatro irriga necessariamente a sociedade como um todo, talvez por isso as grandes empresas não se interessem por ele, mas com certeza isso legitima, sem complexo, o modo de financiamento público do teatro. E, Mnouchkine diz mais: “não é ilegítimo nem ilógico pensar que a cultura deveria ser subvencionada por todos os ministérios aos quais presta serviços incomensuráveis. É notório que somos bons para a saúde mental, que somos preventivos contra a delinqüência e a violência, eficazes contra a ignorância, portador da honrosa imagem da França no exterior, nós somos, por conseguinte, indispensáveis aos ministérios da Saúde, da Justiça, do Interior, da Educação nacional, do Turismo e das Relações exteriores, sem esquecer a Juventude e os Desportos e os Assuntos sociais”.
Entretanto, ao menos no nosso Brasil, ainda que a Constituição brasileira de 1988 no artigo 215 diga: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”, a realidade é bem distinta.
Tudo está errado desde a origem. A criação das leis de incentivo fiscal tinha como objetivos trazer recursos da iniciativa privada como um paliativo para a incapacidade do governo de assumir suas responsabilidades. Nesse país onde a perversão parece endêmica, o que fez o Estado? Liberou geral. Transferiu para a iniciativa privada a responsabilidade pela criação/gestão de uma política cultural, em comum acordo com a classe artística dominante que, estabeleceu de imediato excelentes relações com os diretores de marketing.
Não vou citar exemplos, mas Deus é testemunha do beija-mão promovido pelos artistas e seus captadores de recurso nos escritórios desses diretores de marketing. Não é preciso esperar a abertura da caixa preta do Ministério da Cultura - aliás, já permitiram o acesso aos arquivos da ditadura? - para conferir os nomes dos principais ídolos nacionais envolvidos. Basta conferir nos programas das peças patrocinadas pelas principais empresas nos anos 80/90 e descobrir quem estava de conluio com quem. Tinha gente que achava que patrocínio era renda vitalícia. Os captadores de recursos fizeram a festa. Sei de gente que com cinco anos de profissão construiu um patrimônio que inclui apartamentos no Leblon, casa em Búzios…em compensação, sei de gente, que com mais de 30 anos de teatro não conseguiu comprar um kitchenette na Prado Júnior.
Essas discussões de hoje são - grosso modo - um bate boca entre duas correntes da classe artística nacional, a dominante - que não quer perder privilégios, e a dominada - cansada de apanhar e disposta a brigar pelo seu quinhão.
De um lado, a classe dominante, a que tem acesso aos diretores de marketing, dona dos espetáculos que integram a chamada “indústria cultural” cujo objetivo principal é o lucro; não quer que se mexa na Lei porque não se mexe em time que está ganhando.
Do outro, a classe dominada, cansada de viver à margem produzindo espetáculos engajados com a pesquisa de novas linguagens cênicas, a elaboração de uma estética, normalmente frutos de meses de ensaios regados a sanduíches e café.
Depois de seis anos e meio de bate boca, de incompetência, aliadas a tal perversão endêmica da qual falei linhas acima, chegou a hora da solução. E, essa solução passa obrigatoriamente, pela definição de um conjunto de regras claras e rigorosas a serem aplicadas e respeitadas. Pois como dizia Albert Camus em A Queda “quando as pessoas não têm caráter, é importante que haja um método”.
E esse método deve levar em consideração alguns tópicos ausentes desse debate quase tão inepto quanto ininterrupto: não existe criação artística sem educação artística e não existe teatro sem público.
No lugar de brigarmos por Leis de Incentivos deveríamos nos empenhar em lutas que obrigassem o Estado a assumir suas responsabilidades. Formando professores, fazendo valer a obrigação dos cursos de Educação artística nas escolas, do maternal ao último do Ensino médio, permitindo a formação de platéias, que garantirão num futuro distante, talvez, mas seguro, que os teatros desse país não mais vivam à míngua e, os que dele vivem percam essa postura de mendigos.
Assim como no lugar de brigar por cotas e dividir um país deveríamos lutar para que a escola pública fosse o melhor destino para todos, sem distinção de classe ou de cor de pele. Que o exemplo fosse dado de cima, obrigando vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, governadores, ministros de estado e presidente da república a educarem seus filhos e netos nas escolas municipais, estaduais e federais.
Mas nesse país quando algo funciona os picaretas se reúnem para destruí-la. É mais fácil acabar com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil sob pretexto de que o alto índice de reprovação é prejudicial aos pseudos-advogados formados pelos “trocentos” cursos das pseudo-faculdades criadas com o aval do Governo do que fechar todos os cursos, valorizando o bom, valorizando a meritocracia, princípio republicano básico.
Mas lá vou eu fugindo do nosso tema…
Uma das provas da nossa imaturidade, e ingenuidade, no tema chegou ao meu conhecimento numa discussão recente na Escola de Belas Artes na Bahia. Fui surpreendida por uma informação de que existe há anos uma luta para que a Cultura receba o equivalente a 2% do orçamento da União. Expus à platéia a minha surpresa, explicando que a França desde 1936 e mais intensamente desde 1947 graças a um homem chamado Jean Vilar lutou durante décadas para que 1% do seu orçamento fosse destinado à Cultura. Fato que só seria possível em meados da década de 80, após a eleição presidencial de maio de 1981, de François Mitterrand que deu a Jack Lang, primeiro ministro da Cultura socialista, carta branca para tornar realidade esse sonho. E, mesmo depois de mais de meio século de lutas, na França de hoje a realidade não é mais essa. Como podemos nós, engatinhando, saindo das fraldas nessa questão, acreditar que podemos obter os tais 2%? É a hora de usar aquele conhecido bordão “menos, gente…menos”.
Na verdade o que falta ao nosso Brasil, além de maturidade da classe envolvida nessa história, são homens da envergadura de André Malraux, François Mitterrand e Jack Lang. Homens que por voluntarismo político e crença nas artes mudaram o rumo da história das políticas públicas na área da cultura na França fazendo da exceção cultural francesa um exemplo mundial.
Por que falo tanto da França? Porque é o país do primeiro ministério da Cultura, que esse ano comemora 50 anos, o país no qual o Estado mais investe em cultura por habitante no mundo, e a parte do Estado não vem apenas do ministério da Cultura, mas do ministério des Affaires étrangères et européennes, como eles chamam o ministério das Relações Exteriores, lembrem-se que a diplomacia cultural é uma invenção francesa e tem sido usada com frequência como arma de charme; do Ministério da Educação, pois como formar platéias sem passar pela Educação e vários outros.
Sou francófona e francófila assumida, mas não perdi o senso crítico, sei que existem proporções a serem guardadas, que o modelo francês não é reprodutível, e que o paraíso não existe. Mas, a política cultural francesa deveria ser, se não um exemplo, um modelo. E, como tal, ser analisado e não copiado, mas aperfeiçoado e adequado aos nossos tristes trópicos. Costumo comparar a política cultural francesa à democracia, o regime que na prática se demonstra o mais perto possível do ideal.
No dia em que um dos nossos políticos for capaz de pronunciar um discurso como o de Jack Lang, então com apenas 42 anos de idade, no dia 17 de novembro de 1981 diante da Assembléia Nacional francesa (veja aqui o site) e anunciar que o orçamento do Ministério da Cultura vai ser dobrado, que será fixada uma data objetivo para alcançar o sonhado 1%, para lembrar que toda ação governamental é cultural; que não deve existe apenas um, mas 27 ministros da Cultura no governo; para lembrar que todos os brasileiros e não apenas uma única classe social, tem direito à cultura, para identificar o combate da esquerda a um manifesto cultural e colocar o ministério pelo qual ele é o responsável “a serviço de um projeto de civilização”, nesse dia nós teremos percorrido a metade do caminho em busca da implementação de uma verdadeira política pública para o teatro brasileiro.
Enquanto não formos capazes de produzir e eleger homens com a envergadura de Malraux, Mitterrand e Lang, enquanto nosso Congresso Nacional tiver a cara que vemos diariamente nas televisões e nos jornais, nós vamos continuar discutindo, discutindo, discutindo… e nossas políticas públicas na área da cultura farão companhia ao sonho do Brasil país do futuro, que como dizia uma canção de Toquinho, “futuro que insiste em não vir por aqui”.
PS - Não poderia fechar a coluna de hoje sem falar da tragédia do AF-447. Para isso faço minhas as palavras de Antoine Pouillieute, Embaixador da França no Brasil: “O Ano da França no Brasil é um ano de partilha, de alegrias e de tristezas. Hoje, este evento está de luto pelo desaparecimento do voo AF-447. Nossos pensamentos devem se voltar para as 228 vítimas desta tragédia. Eles devem também dirigir-se a sua família a quem devemos a verdade e fraternidade: a verdade ao dizer o que nós sabemos, tudo o que sabemos; a fraternidade para ajudá-los a superar o inaceitável e fazer de um conjunto de destinos destruídos uma humanidade superior. Os desaparecidos do voo AF-447 estão em nossos corações: tenhamos um instante de recolhimento por eles. Obrigado, Antoine Pouillieute, Embaixador da França no Brasil”
Deolinda Vilhena é jornalista, produtora, Doutora em Estudos teatrais pela Sorbonne, pós-doutoranda em Teatro na ECA/USP com bolsa da FAPESP.

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